CINEMANIACOS2011

segunda-feira, 25 de abril de 2011

LA MALA EDUCACIÓN


La mala educación
Má educação (PT/BR)
Espanha
2004 •  cor •  106 min 
Produção
Direção Pedro Almodóvar
Roteiro Pedro Almodóvar
Elenco original Gael García Bernal
Leonor Watling
Fele Martínez
Daniel Giménez Cacho
Género drama
Idioma original espanhol

IMDb: (inglês) (português)
Projeto Cinema • Portal Cinema
La mala educación (br /pt: Má educação) é um filme espanhol de 2004, do gênero drama, dirigido por Pedro Almodóvar. Foi produzido por Pedro Almodóvar e Agustín Almodóvar, com direção de arte de Antxón Gómez, figurino de Paco Delgado e Jean-Paul Gaultier e edição de José Salcedo. A direção de fotografia é de José Luis Alcaine e a trilha sonora é de Alberto Iglesias.

Sinopse Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Dois meninos, Ignacio e Enrique, conhecem o amor, o cinema e o medo num colégio religioso no início dos anos 60. O padre Manolo, diretor do colégio e seu professor de literatura, é testemunha e parte dos descobrimentos. Os três personagens voltam a se encontrar outras vezes mais, ao final dos anos 70 e 80. O reencontro marcará a vida e a morte de algum deles.

Características
Pedro Almodóvar, diretor de La mala educaciónAlmodóvar não afirma ser sua auto-biografia a infância do protagonista. A história é labiríntica, com várias histórias dentro da história principal do filme. Essas histórias são: a história principal, o enredo de "La visita", a gravação do filme e o depoimento de Padre Manolo. Além disso, vários personagens mudam de nome e chegam até a interpretar outros personagens dentro do filme.

Durante o desenvolver da história os personagens são mostrados em diversos momentos da sua vida (e também interpretados por diferentes atores).

O filme é considerado uma crítica à Igreja e aos colégios tradicionais.

No filme há os elementos que caracterizam a essência filmográfica de Almodóvar: a mítica trilogia de cores (amarelo-mostarda, roxo e azul) e uma dose notável de simbologia. E também a presença de travestis.

Este filme não tem o humor, às vezes escrachado, dos filmes anteriores de Almodóvar. Ao contrário, o clima é permanentemente pesado e depressivo.

Principais prêmios e indicaçõesBAFTA 2005 (Reino Unido)

Indicação na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Prêmio César 2005 (França)

Indicação na categoria de Melhor Filme Europeu.
Independent Spirit Awards 2005 (EUA)

Iindicação na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Prêmio Goya 2005 (Espanha)

Indicações nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Produção.
European Film Awards 2004

Indicações nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Diretor - Júri Popular e Melhor Ator - Júri Popular (Fele Martinez).
Prêmio NYFCC 2004 (New York Film Critics Circle Awards, EUA)

Venceu na categoria de melhor filme estrange

A FURIA DE TITANS!!!


Fúria de Titãs (Clash of Titans)
Elenco: Sam Worthington, Pete Postlethwaite, Mads Mikkelsen, Gemma Arterton, Alexa Davalos, Ralph Fiennes, Liam Neeson.
Direção: Louis Leterrier
Gênero: Aventura
Duração: 118 min.
Distribuidora: Warner Bros.
Estreia: 21 de Maio de 2010

Sinopse: Em 'Fúria de Titãs', a disputa pelo poder lança os homens contra os reis, e os reis contra os deuses. Mas a guerra em curso entre os deuses já é suficiente para destruir o mundo. Nascido de um deus, porém criado como homem, Perseu (SAM WORTHINGTON) se vê indefeso para salvar a família da aniquilação por Hades (RALPH FIENNES), o vingativo deus do reino dos mortos. Sem nada a perder, Perseu se oferece como voluntário para comandar a perigosa missão de derrotar Hades, antes que este consiga obter poder de Zeus (LIAM NEESON) e instalar o inferno na Terra. Liderando um grupo de guerreiros, Perseus parte numa arriscada jornada nas profundezas dos mundos proibidos. Combatendo demônios cruéis e monstros terríveis, ele somente irá conseguir sobreviver se aceitar seu poder como um deus, desafiar a sorte e criar seu próprio destino.

Críticas:

» Crítica

Curiosidades:
» Refilmagem de 'Fúria de Titãs' (1981).

» A Warner Bros. pegou mania de fazer seus filmes em 2D convencional, e depois convertê-los para o 3D. 'Fúria de Titãs' passará pelo processo e será lançado em 3D. Vale lembrar que a conversão NÃO traz a mesma qualidade de um filme que é planejado e filmado em 3D, como 'Avatar'.
» Stephen Norrington (A Liga Extraordinária) chegou a ser escalado para dirigir 'Fúria de Titãs', mas abandonou o projeto» O orçamento de 'Fúria de Titãs' foi de US$ 70 milhões.